quarta-feira, 13 de abril de 2022

Como Mariupol se tornará um centro chave da integração eurasiática | Pepe Escobar

 

Como Mariupol se tornará um centro chave da integração eurasiática | Pepe Escobar

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Por Pepe Escobar

Mariupol, o porto estratégico do Mar de Azov, permanece no olho da tempestade na Ucrânia.

A narrativa da OTAN é que a Azovstal – uma das maiores siderúrgicas da Europa – foi quase destruída pelo exército russo e suas forças aliadas de Donetsk que “sitiaram” Mariupol.

A verdadeira história é que o batalhão neonazista Azov tomou dezenas de civis de Mariupol como escudos humanos desde o início da operação militar russa na Ucrânia, e se retirou para a Azovstal como uma última defesa. Após um ultimato entregue na semana passada, estão agora sendo completamente exterminados pelas forças russas, as de Donetsk e pelos Spetsnaz chechenos.

A Azovstal, parte do grupo Metinvest controlado pelo oligarca mais rico da Ucrânia, Rinat Akhmetov, é de fato uma das maiores plantas metalúrgicas da Europa, autodescrita como uma “empresa metalúrgica integrada de alto desempenho que produz coque e sinterização, aço, bem como produtos laminados, barras e formas de alta qualidade”.

Em meio a uma enxurrada de testemunhos detalhando os horrores infligidos pelos neonazistas do Azov à população civil de Mariupol, uma história mais auspiciosa e invisível é um bom presságio para o futuro imediato.

A Rússia é o quinto maior produtor mundial de aço, além de possuir enormes depósitos de ferro e carvão. Mariupol – uma Meca do aço – costumava se abastecer de carvão do Donbass, mas sob o governo de facto neonazista desde os eventos de Maidan de 2014, foi transformada em importadora. O ferro, por exemplo, começou a ser fornecido de Krivbas, na Ucrânia, a mais de 200 quilômetros de distância.

Depois que Donetsk se solidifica como uma república independente ou, via referendo, opta por se tornar parte da Federação Russa, a situação está fadada a mudar.

A Azovstal investe em uma ampla linha de produtos de grande utilidade: aço estrutural, trilhos para ferrovias, aço temperado para correntes, equipamentos de mineração, aço laminado usado em aparelhos de fábrica, trucks e vagões ferroviários. Partes do complexo fabril são bastante modernas, enquanto algumas, com décadas de existência, necessitam muito de melhorias, que a indústria russa certamente pode fornecer.

Estrategicamente, este é um enorme complexo, bem no Mar de Azov, que está agora, para todos os fins práticos, incorporado à República Popular de Donetsk, e próximo ao Mar Negro. Isso implica uma curta viagem ao Mediterrâneo Oriental, incluindo muitos clientes potenciais na Ásia Ocidental. E atravessando o Suez e chegando ao Oceano Índico, há consumidores em todo o Sul e Sudeste da Ásia.

Assim, a República Popular de Donetsk, possivelmente parte da futura Novorossiya, e mesmo parte da Rússia, estará no controle de boa parte da capacidade de produção de aço para o sul da Europa, oeste da Ásia, e mais além.

Uma das consequências inevitáveis é que ela será capaz de fornecer um verdadeiro boom de construção de ferrovias de carga na Rússia, China e os “-stans” da Ásia Central. A construção das ferrovias é o modo de conectividade privilegiado para a ambiciosa Iniciativa Cinturão e Rota (BRI) de Pequim . E, crucialmente, do Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul (INSTC), cada vez mais turbinado.

Assim, a médio prazo, Mariupol deve esperar se tornar um dos principais eixos de um boom nas rotas norte-sul – o INSTC através da Rússia e a ligação com os ‘-stans’ – assim como as principais atualizações da BRI nos corredores leste-oeste e sub-BRI.

Eurásia intertravada

Os principais atores do INSTC são a Rússia, o Irã e a Índia – que estão agora, após as sanções da OTAN, em modo de interconexão avançada, completadas com a criação de mecanismos para contornar o dólar americano em seu comércio. O Azerbaijão é outro importante jogador do INSTC, ainda mais volátil porque privilegia os projetos de conectividade da Turquia no Cáucaso.

A rede do INSTC também estará progressivamente interligada com o Paquistão – e isso significa um Corredor Econômico China-Paquistão (CPEC), núcleo chave da BRI, se expandindo lenta mas seguramente para o Afeganistão. A visita improvisada do Ministro das Relações Exteriores Wang Yi a Cabul no final da semana passada foi para fazer avançar a incorporação do Afeganistão nas Novas Rotas da Seda.

Tudo isso está acontecendo enquanto Moscou – extremamente próxima de Nova Deli – está simultaneamente expandindo as relações comerciais com Islamabad. Todos os três, de modo crucial, são membros da Organização de Cooperação de Xangai (SCO).

Por isso, o grande projeto Norte-Sul explicita a conectividade fluente do continente russo ao Cáucaso (Azerbaijão), à Ásia Ocidental (Irã) até o Sul da Ásia (Índia e Paquistão). Nenhum destes atores-chave tem demonizado ou sancionado a Rússia, apesar das contínuas pressões dos EUA para fazê-lo.

Estrategicamente, isso representa o conceito multipolar russo da Grande Parceria Eurasiática em ação em termos de comércio e conectividade – em paralelo e de forma complementar à BRI porque a Índia, ansiosa para instalar um mecanismo de rúpias para comprar energia, neste caso, é um parceiro absolutamente crucial da Rússia, correspondendo ao acordo estratégico de 400 bilhões de dólares da China com o Irã. Na prática, a Parceria da Grande Eurásia facilitará uma conectividade mais suave entre a Rússia, o Irã, o Paquistão e a Índia.

O universo OTAN, entretanto, é congenitamente incapaz de reconhecer a complexidade do alinhamento, para não mencionar analisar suas implicações. O que temos é o intertravamento BRI, INTSC e a Parceria da Grande Eurásia no terreno – todas noções que são consideradas como anátema no Beltway de Washington .

Tudo isso, é claro, está sendo projetado em meio a um momento geoeconômico que muda o jogo, pois a Rússia, a partir desta quinta-feira (31), só aceitará pagamento por seu gás em rublos de nações “não-amigas”.

Paralelamente à Parceria da Grande Eurásia, a BRI, desde seu lançamento em 2013, também está tecendo progressivamente uma complexa e integrada rede de parcerias euro-asiáticas: financeira/econômica, de conectividade, construção de infra-estrutura física, corredores econômicos/ comerciais. O papel da BRI como coadjuvante de instituições de governança global, incluindo fundações normativas, também tem sido crucial,  para o desespero da aliança da OTAN.

Hora de desocidentalizar

No entanto, só agora o Sul Global, especialmente agora, começará a observar todo o espectro do jogo China-Rússia através da esfera eurasiática. Moscou e Pequim estão profundamente envolvidas em um esforço conjunto para desocidentalizar a governança globalista, se não mesmo para destruí-la completamente.

A Rússia de agora em diante será ainda mais meticulosa em sua construção institucional, aliando a União Econômica da Eurásia (EAEU), a SCO e a Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO) – uma aliança militar eurasiática de estados pós-soviéticos selecionados – em um contexto geopolítico de divisão institucional e normativa irreversível entre a Rússia e o Ocidente.

Ao mesmo tempo, a Parceria da Grande Eurásia estará solidificando a Rússia como a última ponte eurasiática, criando um espaço comum através da Eurásia que poderia até mesmo ignorar a Europa vassalizada.

Enquanto isso, na vida real, a BRI, assim como o INSTC, estará cada vez mais ligado ao Mar Negro (olá, Mariupol). E o próprio BRI pode até estar sujeito a reavaliação em sua ênfase de ligar a China ocidental à base industrial em retração da Europa ocidental.

Não fará sentido privilegiar os corredores norte da BRI – China-Mongólia-Rússia através da Trans-Sibéria, e a ponte de terra Eurásia através do Cazaquistão – quando a Europa descer para a demência medieval.

O foco renovado da BRI será o acesso a mercadorias insubstituíveis – e isso significa a Rússia – assim como a garantia de suprimentos essenciais para a produção chinesa. As nações ricas em commodities, como o Cazaquistão e muitos atores na África, se tornarão os principais mercados futuros para a China.

Em um loop pré-Covid através da Ásia Central, ouve-se constantemente que a China constrói fábricas e ferrovias de alta velocidade enquanto a Europa, na melhor das hipóteses, escreve white papers. Pode sempre piorar.

A UE como território americano ocupado está agora saindo, rapidamente, do centro do poder global para o status de operador periférico inconsequente, um mero mercado em luta na periferia distante da “comunidade de destino compartilhado” chinesa.

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Pepe Escobar é jornalista e correspondente de várias publicações internacionais

Originalmente em The Cradle

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